“O SABIO É AQUELE QUE SABE QUE TEM QUE
SABER MUITO MAIS”
Mestre camisa

13.7.08

Sistema de Graduação

Sistema de Graduação
Cor da Corda
Símbolo
Significado
Iniciante
Crua


Aluno
Crua e Amarela

Transformação
Amarela
O ouro
Significa a valorização do aprendizado que será desenvolvido à partir desta graduação.
Amarela e Laranja

Transformação
Laranja
O sol
Significa o despertar para a consciência do aprendizado.
Laranja e Azul

Transformação
Aluno Graduado
Azul
O mar
Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer.
Azul e Verde

Transformação
Verde
A floresta
Significa um dos pulmões do mundo. É nessa graduação que se concentra todo o trabalho. É a solidificação do aprendizado. É desta graduação que sairá a continuação e o alicerce da ABADÁ.
Verde e Roxa

Transformação
Instrutor
Roxa
A ametista
É reflexão da continuidade da capoeira. É nesta graduação que o capoeirista procura superar a dor física, psicológica e espiritual na busca dos conhecimentos da capoeira e na defesa dos ideais da ABADÁ.
Roxa e Marrom

Transformação
Professor
Marrom
O camaleão
É a corda que caracteriza o estilo. É desta graduação que sairão os futuros Mestrandos, Mestres e Grão-Mestres da ABADÁ.
Marrom e Vermelha

Transformação
Mestrando
Vermelha
O rubi
É a pedra que simboliza a justiça. É a fase que o capoeirista adquire a consciência da responsabilidade que tem para com a capoeira, procurando conduzir o seu trabalho e suas decisões com justiça.
Mestre
Vermelha e Branca

Transformação - É nesta graduação que o capoeirista procura desenvolver todo o seu potencial, no sentido de congregar e manter os ideais da ABADÁ, já que está numa fase de transformação, ou seja, se preparando para assumir a graduação máxima dentro do sistema de graduação do ABADÁ. Para isso, é preciso, decidir com acerto, precisão, honestidade, lealdade e acima de tudo com sabedoria e imparcialidade.
Grão-Mestre
Branca
O diamante
É o mineral, que reflete todas as cores. É o mais duro e resitente minério. É dele que todo o sistema ABADÁ se sustenta, para a preservação dos seus ideais. É no branco que todas as cores se reunem. É através da sabedoria, paciência, humildade, lealdade e firmesa de propósitos que irá manter a sua filosofia, tradição e fundamentos. Só haverá um Grão-Mestre na ABADÁ. Todos estes atributos estarão concentrados numa única pessoa, que terá a responsabilidade maior de conduzir os destinos da ABADÁ.

Nenhum comentário: